O sonho de empreender faz parte de grande parte da população e está cada vez mais constante devido ao fácil acesso à informação, digitalização dos canais comuns e entre outro fatores.
Sabemos o quão difícil pode ser iniciar essa empreitada do zero. A insegurança e alguns medos acabam, inevitavelmente, fazendo parte deste primeiro passo e com isso, muitas perguntas vem à cabeça. Será que estou no caminho certo? Será que o ramo em que eu escolhi atuar vai ser bom pra mim? Será que vou conseguir pagar as contas do local e ainda sobrar dinheiro para pagar as minhas?
Pensando em tudo isso, temos umas coisas para te falar: Calma! Os medos existem e eles também podem ser a principal pedra no seu caminho mas você não pode deixar isso acontecer. O medo não pode superar a sua força de vontade em arriscar e tentar.
E para que você obtenha sucesso nessa nova fase, nós, da Triibo, vamos te ajudar falando de alguns pontos primordiais e dando algumas dicas para o seu estabelecimento, seja ele qual for. Seja um bar, um restaurante, um mercadinho, um bazar, um pet shop, qualquer que seja o ramo de atuação, se seguir estes passos e se aprofundar mais sobre eles, seu projeto irá longe, amigx.
Ah, e isso serve também pra você que já tem o seu negócio estabelecido para dar um CHECK nesta lista ou dar uma repaginada no local.
Sem uma boa gestão, nenhum negócio vai pra frente. Vários aspectos podem fazer parte de uma boa gestão e se você não tem muito conhecimento sobre este tema, é recomendado procurar e fazer cursos de especialização que são oferecidos por diversas universidades e escolas de negócio, seja presencial ou online.
Ainda aqui vamos falar de alguns dos principais fatores que fazem uma boa gestão.
Conhecimento técnico e de mercado em que está atuando:
Muitas pessoas querem empreender e ser dono do seu próprio negócio, seja por apenas gostar do ramo ou por “modismo”* e muitas vezes não tem muito conhecimento sobre o assunto com o qual estão tratando.
Para ter um negócio bem sucedido, a gestão é primordial. Ter o conhecimento técnico mínimo exigido para o ramo escolhido e um plano de negócio bem definido, são os primeiros e mais importantes passos para o sucesso.
Gestão do próprio estabelecimento no dia a dia:
Além disso, a gestão conta basicamente com outros fatores também como: com o que e como você vai trabalhar, quais os produtos, local, estoque, conserva de alimentos, cozinha, formulação e atualização de cardápio – no caso de bares e restaurantes -, contratação e acompanhamento de bons funcionários e mais alguns pontos que precisam ser bem trabalhados.
Fluxo de caixa/Capital de Giro:
Outro erro muito comum é o mal planejamento do quanto deve ser investido e em quanto tempo esse investimento retornará.
Empreendedores ingênuos podem calcular mal a quantidade de investimento inicial e o tempo necessário para o fluxo de caixa ficar positivo, além de investimentos recorrentes.
Outros cometem o grande erro de usar o dinheiro do caixa – que deveria ser do estabelecimento para novos investimentos ou emergências – para fins pessoais, o que pode desfalcar o lucro e gerar graves problemas financeiros para seu negócio.
Basicamente você precisa gerir tudo que está em suas mãos, e isso não é uma tarefa fácil, mas é necessário que seja de uma forma muito profissional para garantir o seu sucesso.
*No caso da palavra “modismo”, nos referimos às tendências passageiras. Hoje o ramo de paletas mexicanas está bombando no mercado, daqui 6 meses o comportamento de consumo muda e as pessoas passam a preferir açaí com acompanhamentos, por exemplo.
Portanto é necessário avaliar bem se o seu empreendimento será algo pensado para o longo prazo ou apenas para o calor do momento.
Outro ponto bem legal e relativamente fácil de ser trabalhado, mas que algumas pessoas ainda não dão tanta importância, é o ambiente do lugar. Um ambiente confortável, harmonioso, que passe a sensação de prazer ou tranquilidade para o consumidor, pode fazer muita diferença.
O uso correto de luzes, mesas e cadeiras, decoração no geral, disposição dos móveis e aparelhos de trabalho como os balcões, caixa, bar ou cozinha, banheiros e tudo que componha o ambiente faz com que os clientes sintam prazer em estar naquele lugar e muitas vezes ainda acabam comentando com pessoas próximas, podendo influenciá-las e assim levar mais clientes para o local.
Um dica legal, se couber no escopo do seu empreendimento, é um projeto de paisagismo. As plantas dão um ar agradável e aconchegante ao ambiente, além de dar um belo visual, e podem ajudar muito nessa decoração.
Já ouviu falar em amor a primeira vista? Ou melhor, já ouviu a expressão “a primeira impressão é a que fica”? Pois é, isso é verdade.
De nada adianta você ter produtos de qualidade, enorme variedade, estoques cheios, um ótimo atendimento se o que chama atenção num primeiro contato visual, não está cumprindo o seu papel.
A fachada da loja, bar ou restaurante pode prender a atenção do consumidor e despertar a curiosidade do mesmo em conhecer o local. Mesmo que ele nem precise do seu produto ou serviço naquele momento, mas se a loja chama a sua atenção, a chance de ele entrar, conhecer e levar algo ou pelo menos guardar aquele lugar para voltar depois, é muito grande.
Veja bem, não estou falando que só manter a fachada linda e chamativa, salvará seu negócio. Todos os outros fatores citados aqui precisam ser trabalhados também.
Utilizar produtos de qualidade, apresentar de forma impecável ou diferenciada para o cliente os seus pratos ou produtos, podem ser um grande diferencial. O modo como o cliente tem o primeiro contato com o produto ou serviço que você oferece, pode causar uma experiência única e assim como falamos acima, a primeira impressão é a que fica.
Mas claro, além da apresentação e além dos produtos serem de qualidade, o que você irá oferecer ao seu cliente também precisa ter qualidade na execução. De nada ainda um belo prato visualmente falando, com um sabor ruim ou até mesmo frio, não é verdade?
Negligenciado por muitos estabelecimentos e até mesmo pela gestão de donos ou cargos mais altos dos estabelecimentos – como gerentes ou supervisores – o treinamento da equipe para ter um bom atendimento para com o cliente é imprescindível.
Tudo que falamos aqui faz parte do que chamamos “Experiência do cliente ou consumidor” e este talvez seja o principal fator para que essa experiência seja perfeita, ou vá por água abaixo.
No caso de um restaurante, por exemplo, o seu prato pode ser o mais bonito do mundo, o melhor de todos e o ambiente impecável. Se o seu atendimento foi ruim e desagradou o cliente, a experiência dele foi comprometida e a chance de ele voltar ou falar bem do seu negócio cai de 100% para uns 20%. E no exemplo contrário, se houver algum problema com o preparo ou envio do seu prato e que acabou não agradando tanto o cliente, mas o atendimento foi perfeito e o encantou, a chance dele voltar para ter uma nova experiência pode ser de até 100%.
E ai neste segundo caso, o correto é que você aprenda com esses pontos negativos e melhore-os. Buscando sempre a excelência em seus serviços. Percebem o quão ruim pode ser para o seu negócio ter um atendimento ruim? Tenha um atendimento impecável, encante os seus clientes com suas experiências e além de fidelizarem estes, novos clientes virão por intermédio destes encantados.
A internet e o fácil acesso às informações mudaram e mudam constantemente o comportamento de consumo das pessoas e das empresas, então é importante estar sempre antenado neste assunto. Em meio a essa pandemia que vivemos e ainda estamos vivendo em 2020, a aceleração deste mundo digital ocorreu de maneira brusca e com isso, infelizmente, muitos estabelecimentos que não estavam preparados para essa transformação, tiveram de fechar suas portas.
Para que isso não aconteça com seu negócio, é importante que você esteja sempre presente nos canais digitais. Assim seu cliente pode te encontrar e entrar em contato de qualquer lugar, quando quiser e como quiser.
Hoje existem várias ferramentas que podem auxiliar o seu negócio, tanto ferramentas para melhorar e agilizar processos em sua gestão, quanto as mais comuns ferramentas de contato com o cliente.
Estar nas mídias sociais é imprescindível. Hoje em dia, um dos primeiros pontos de contato do consumidor com os estabelecimentos vem acontecendo pelas redes sociais. Sites de buscas também são importantíssimos.
Portanto, se for condizente com o seu negócio, ter um bom site com um belo visual, intuitivo e que se adapte à todas as telas e dispositivos, te ajudará muito. Além destes canais próprios de mídia, existem também os aplicativos para delivery, e muitas outras formas de estar mais próximo do seu cliente.
Estar sempre inovando é fundamental. Como falamos, o comportamento e as necessidades das pessoas estão em constante mudança, então é sempre bom inovar e mostrar ao seu cliente o que ele está procurando naquele momento.
Ao contrário do que todos pensam, inovação não é apenas para grandes empresas que detém uma grande quantia para investimentos desse tipo. Inovação nada mais é do que a mudança de algo que já existe, para algo melhor. Seja melhorando processos, os meios de contato com seu cliente, melhorias no seu estabelecimento, oferta de novos serviços e até mesmo uma mudança de cardápio ou novos produtos em sua prateleira. Busque sempre estar atualizado com as novas tendências de consumo, comportamento e gestão. Isso sempre trará novas ideias ao seu negócio.
E são com essas dicas que esperamos te ajudar a encontrar e desenvolver o negócio certo para que você tenha muito sucesso. E por um bom tempo. Se tiver curiosidade sobre algumas ferramentas que possam servir para ajudá-lo em seu negócio, deixe aqui nos comentários a sua dúvida e assim poderemos te mostrar algumas opções.
O que achou dos temas abordados? Está pronto para ser um grande empreendedor? Acreditamos que sim. Então se precisar da nossa ajuda e ainda não sabia desta informação, a Triibo pode conectar o seu negócio aos seus clientes gerando e oferecendo experiências incríveis para eles. Vamos nessa, juntos!