Desligar os eletrônicos, prestar atenção no corpo ao comer e saborear a comida podem ajudar a construir uma relação saudável com a alimentação.
Que tal começar o ano em paz com a comida? Sugiro 22 dicas para ter uma relação mais saudável com a comida em 2022. Não é uma fórmula mágica, mas a construção de um modo de viver mais presente, de momento a momento.
São diversas maneiras de trazer mais consciência e atenção para o momento da refeição. Escolha como agregar na sua vida, transformando velhos hábitos e abrindo espaço para novos.
Cultivar a presença ao comer começa retirando as distrações. Que tal colocar o botão off enquanto você come? A mente não consegue estar atenta a duas coisas ao mesmo tempo, por isso é importante desligar os aparelhos eletrônicos e se conectar com a comida na sua frente.
Esse pode ser um momento de transição, arrumando o lugar e se preparando para a refeição.
É algo simples e poderoso, quando comemos de pé, andando ou em frente a geladeira o corpo não desacelera para comer e saborear o alimento. Existe um senso de urgência para terminar logo a tarefa.
A respiração é uma âncora para o momento presente e pode ser um suporte para se conectar com o corpo.
Após a respiração, se conecte ao corpo e perceba os sinais de fome. Aos poucos ficam mais claros de perceber, como um vazio na barriga, ronco no estômago, sensação de azia, cansaço, tontura, entre outros.
Note as cores, formas e texturas. Aprecie a beleza de cada alimento.
Perceba os cheiros das comidas e investigue quais te atraem.
Sinta as diversas texturas dos alimentos com as mãos.
A mastigação pode ser um aliado para desacelerar, sentir os sabores e ajudar no processo de digestão e absorção dos nutrientes.
Deguste a comida e sinta o prazer de comer. Quando não estamos atentos ao que a boca está comendo, perdemos os sabores e não nos satisfazemos ao comer.
Você já notou o som do crocante e como esperamos ouvir o “croc croc” ao morder? Observar os estímulos do corpo ajudam a entender melhor a sua vontade de comer.
Muitas vezes pensamos na fome, ao invés de sentir. Experimente pegar uma porção menor e comer mais pausadamente, sabendo que pode repetir a comida.
No meio da refeição, pause e cheque o quanto ainda quer de comida e escolha se quer parar ou continuar comendo.
A cada garfada repouse os talheres no prato, depois de engolir você irá preparar nova garfada. Desacelere e note como as mãos buscam os talheres enquanto estão repousados.
Perceba o pode e não pode ou certo e errado. Grande parte desses pensamentos são criados e temos a possibilidade de desconstruir.
De onde a comida vem? Qual a trajetória até chegar às suas mãos?
Agradeça ao alimento que está disponível para você comer.
Escolha comer mais pausado, com atenção e consciência. Cultive a tranquilidade enquanto come.
Escolha os ingredientes da leveza e alegria para apreciar o momento da refeição.
Vamos fazer várias refeições com outras pessoas e convivemos ao redor da mesa. Experimente ao contar uma história, repousar os talheres.
Leve atenção para notar os sinais do corpo ao acabar a refeição. Como está a sensação de cheio na barriga? Perceber as sensações te ajudam a guiar o momento de parar de comer.
Ao terminar, note a satisfação com a refeição. Perceba que a satisfação é diferente de se sentir cheio e se aproxime das sensações um passo por vez.
A comida é um reflexo de como lidamos com vários aspectos da vida, e cuidar dessa relação pode ser transformador. Vamos cultivar mais atenção ao comer?