Novembro é primavera, mês de calor e cigarras cantando em boa parte do Brasil. Tem muitas praias ensolaradas, especialmente no nordeste e no sul do país. Mas também tem muitos destinos turísticos sob chuva. Por essas e outras é preciso entender também para onde não viajar em novembro.
Longe do litoral, o clima também é propício em alguns destinos. Embora de modo geral seja baixa temporada nas cidades turísticas do interior, tem bons lugares para conhecer.
Considerada “O Caribe da Amazônia”, Alter do Chão é um dos principais destinos turísticos do Pará. Suas praias no Rio Tapajós ficam ainda mais bonitas nessa época do ano, entre agosto e dezembro, o chamado Verão Amazônico. E novembro é o único mês em que se pode chegar andando à Ilha do Amor, cartão-postal e praia mais mais bonita de Alter do Chão.
Enquanto o centro-oeste literalmente pega fogo e já começa a chover no sul do Brasil, o nordeste vive dias incríveis. Entre as diversas lindas praias sob um sol praticamente garantido no Ceará, recomendo Jericoacoara. Esse paraíso tem lagoas cristalinas, mar de águas calmas, ótimos restaurantes e um céu azul cheio de kites voadores.
Recomendo muito viajar para Jericoacoara em novembro, antes que dezembro chegue com as multidões de turistas e preços mais altos nas pousadas da vila. Também é uma boa época na capital, então aproveite para ver nossas dicas de Fortaleza e planeje melhor seu roteiro pelo Ceará.
Apesar de todas as dicas de quando ir para os Lençóis Maranhenses indicarem que tem lagoas cheias somente até meados de agosto, em alguns anos acontece de a temporada durar até novembro. Se isso acontecer, é uma atração a mais perto de Atins. Se não, aproveite o clima bom para explorar a praia da vila, os passeios no Rio Preguiças e a excelente gastronomia dessa vila entre as dunas e o mar.
A capital da Paraíba tem um perfeito clima de praia em novembro. Com os dias ensolarados, aproveite para fazer um roteiro completo a partir de João Pessoa, que inclui a bela orla da praia de Cabo Branco e passeios para o litoral sul, onde estão as paradisíacas praias de Coqueirinho e Tambaba. E tem piscinas naturais acessíveis a partir de um rápido e barato passeio de barco.
Mas é importante acordar cedo. Na terra onde o sol nasce primeiro, ele também vai embora mais cedo. Então é importante madrugar para aproveitar melhor o dia. Em novembro, o sol nasce em João Pessoa por volta das 5h e se põe às 17h30 em média.
O litoral de Pernambuco também tem um clima invejável no mês de novembro. Ótima época para viajar para Porto de Galinhas, que apesar de sempre ter muita gente, ainda não está na altíssima temporada de dezembro e janeiro.
Não deixe de conhecer as famosas piscinas naturais perto do centro, mas veja também outras praias em Porto de Galinhas. E como o aeroporto fica na capital, passe pelo menos uma noite no Recife, para dar uma passadinha em Olinda e se hospedar com vista pro mar na praia de Boa Viagem.
Perto de Porto de Galinhas, a Praia dos Carneiros merece uma viagem só pra ela. E novembro é um dos melhores meses para isso. A beleza desse lugar é inacreditável. A praia de areias brancas e coqueiros altos dá um show em muitos destinos do Caribe. E ainda tem a famosa igrejinha, à beira das águas calmas da foz do rio. Destino com ótima gastronomia, pousadas charmosas e uma tranquilidade impossível de encontrar em Porto de Galinhas ou Recife.
Esse é o trio mais famoso de praias em Alagoas. Comece a viagem pela capital, num roteiro pelas praias de Maceió.
Depois, siga para São Miguel dos Milagres, um destino para curtir a natureza e praias praticamente desertas, com boas pousadas pé na areia.
Pra fechar o roteiro, durma pelo menos duas noites em Maragogi, que além de lindas praias, ostenta excelentes resorts all inclusive, como o Salinas de Maragogi, um dos melhores do Brasil.
Todo o litoral de Santa Catarina tem boas chances de praia em novembro. Mas, enquanto chove um pouco mais em Bombinhas e Balneário Camboriú, o sul do estado tem o tempo mais estável.
Aproveite o calor de novembro para encarar as ondas e o mar gelado da Praia do Rosa, jovial vila de surfistas, e o mar calmo de Garopaba, cidade histórica que é uma boa pedida para famílias com crianças. Outra vantagem de novembro nessa região, é que os preços ainda são de média temporada, antes do início oficial do verão.
Essa dica vai especialmente para os moradores de São Paulo, que tem menos opções de viagem de carro em novembro, devido às chuvas intensas no litoral norte. Uma escapada de fim de semana a Campos do Jordão é um ótimo programa.
Cidade com maior altitude do Brasil, a 1620 metros, Campos do Jordão segue com clima agradável em pleno verão, com temperatura média por volta de 15ºC. Como é baixa temporada, vai encontrar a cidade mais tranquila e diárias mais baratas nos hotéis. Prefira ir no início do mês, quando chove menos.
A capital mineira é um excelente destinos em qualquer época do ano, afinal, a melhor coisa a se fazer por lá é curtir os botecos e a culinária típica. Os museus, como no Circuito Cultural Praça da Liberdade, e a vida noturna também não precisam de tempo bom.
A vantagem de ir em novembro, é que apesar de já estar começando a temporada de chuvas, historicamente o volume de água não é tão grande quanto em dezembro e janeiro, época em que aconteceram os últimos alagamentos.
FONTE: Exame (https://www.buenasdicas.com/novembro-brasil-onde-viajar-11203/)