Praticar exercícios, cuidar da alimentação e variar as atividades contribuem para a saúde física e mental durante o isolamento.
TENHA UMA ROTINA
Ter horários preestabelecidos, comer, fazer as tarefas do trabalho e da escola, assim como outras atividades, ajudam o cérebro a se “organizar” e evitar o estresse ou a ansiedade que podem ser desencadeados durante a pandemia. Então, programe seu despertador e crie sua rotina.
CUIDE BEM DO SEU SONO
Manter uma rotina também é importante para a qualidade do sono. Dormir ou acordar em horários diferentes todos os dias pode ser prejudicial a longo prazo. Além disso, a exposição solar ao acordar também é importante, já que nosso cérebro funciona como um “relógio biológico”.
Isso também vale para a noite: escurecer o ambiente facilita o início do sono, o que inclui cuidados com a luz de aparelhos eletrônicos. A alimentação também tem influência, pois bebidas com cafeína, como chás e refrigerantes, ativam ainda mais o cérebro, dificultando o relaxamento na hora de dormir.
EVITE O EXCESSO DE INFORMAÇÕES
Ainda que estar informado seja importante, o excesso de notícias negativas que recebemos pode desencadear a ansiedade. Assim, é importante não ficar ligado durante todo o dia e escolher um momento específico para se atualizar.
Além disso, deve-se estar atento às fake news, já que elas também podem causar ansiedade. Busque informações apenas em veículos confiáveis ou em fontes oficiais, como o Ministério da Saúde.
FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS REGULARMENTE
A prática de exercícios físicos é uma excelente aliada para dar mais disposição e contribuir para a concentração e a qualidade do sono. Caso queira evitar academias, parques ou ambientes mais movimentados durante a pandemia, a dica é dar algumas voltas na quadra, fazer pequenas caminhadas, exercícios de alongamento ou atividades online.
CUIDE DA SUA PELE
Além da estética, ter dedicação com a pele contribui para a melhora da autoestima e da saúde mental, principalmente na quarentena, uma vez que libera hormônios como a endorfina, responsável pela sensação de prazer. Por isso, cuidar da sua pele pode ser uma ótima maneira de manter o bem-estar.
NÃO ESQUEÇA DO PROTETOR
A luz chamada visível, proveniente de celulares e computadores, faz mal, assim como a radiação solar. Por esse motivo, mesmo para quem está em casa durante a pandemia, o protetor não deve ser dispensado. A recomendação é o uso diário de produtos com fator 30 de proteção – lembre-se sempre de reaplicar o produto.
HIDRATE-SE
Além de hidratar, participar de praticamente todas as funções do corpo e ser uma importante aliada contra pedras no rim, a água é uma das grandes responsáveis por deixar a pele e as unhas hidratadas. Em geral, a recomendação é ingerir, ao menos, 2 litros de água por dia.
ATENÇÃO À ALIMENTAÇÃO
Uma alimentação rica em vitaminas, fibras e minerais faz toda a diferença na produção de hormônios que aumentam o prazer e a satisfação. Assim, a quarentena pode ser uma ótima oportunidade para variar ainda mais os alimentos e evitar o excesso de gorduras.
ESCOLHA ATIVIDADE PRAZEROSAS
Ler um livro, assistir a um filme e passar um tempo com a família podem ajudar a aliviar a tensão causada pela rotina ou pelo distanciamento social. A recomendação é escolher atividades que sejam “calmantes” e acrescentá-las ao seu dia a dia.
BUSQUE JOGOS INDIVIDUAIS OU EM FAMÍLIA
Os jogos de tabuleiro podem ser um exercício para o cérebro, além de um excelente passatempo para curtir sozinho ou com a família. Aproveite o tempo livre para tirar os jogos do armário e se divertir durante a quarentena.